Estal Andaimes - Contato
Seguranca

Segurança: inclua este tópico na sua agenda diária!

Trabalhar com segurança é fundamental em qualquer área, segmento ou empresa. A rotina diária em alguns trabalhos onde requer esforços corporais, além de contar com fatores como estresse e intenso fluxo de trabalho, também apresentam variados riscos físicos e ocupacionais. Um dos ambientes onde essa preocupação é extremamente evidenciada é na construção civil. Por isso,  são despendidas algumas normas de segurança específicas como as NR18, NR12, NR6, NR8, dentre outras para a eficácia e sucesso de suas execuções.

O uso correto de andaime para segurança do trabalho é uma das grandes preocupações na atividade e requer muitas precauções e medidas. Diante dessa premissa, comentaremos aqui a importância de você, que trabalha ou é empreendedor da área civil, incluir segurança na sua agenda diária e fazer dela o crescimento estrutural de muitos negócios, inclusive o seu!  

A segurança no trabalho prevê diversas critérios. Dentre os principais, o uso de Equipamentos de Segurança ou Equipamento de Proteção Individual, também conhecidos como EPIs. Estes, garantem a saúde dos empregados, evitando acidentes e possíveis consequências físicas e até mesmo emocionais aos colaboradores. O uso do material de segurança na construção civil tem como objetivo maior proteger a vida do funcionário e resguardá-lo de ferimentos que comprometam sua capacidade físico-motora. O equipamento de proteção deve ser certificado pelo Ministério do Trabalho, órgão responsável pela pela regulamentação dos EPIs no mercado e define as normas técnicas de uso e distribuição do material de segurança aos profissionais.

Em obras onde são indispensáveis uso de plataformas de trabalho, andaimes fachadeiros, andaimes multidirecionais ou que envolvam alturas no geral a cautela é redobrada. Acessórios e equipamentos como cinto de segurança estilo paraquedista, capacete, avanço de guarda-corpo são imprescindíveis e são rigidamente inspecionados pelos órgãos e normas pertinentes conforme citado acima.   

Além do uso dos equipamentos de segurança do trabalho, outras ações são importantes. Reuniões de equipe com o foco em alertar para os riscos ocupacionais de cada função trazem resultados bastante benéficos. Elas servem para identificar situações de exposição durante o andamento do trabalho com a intenção de neutralizar possíveis acidentes. Conscientizar os profissionais e incentivar o uso de EPIs são fatores positivos que podem surgir do debate sobre o tema, envolvendo a equipe e estimulando o feedback. As orientações são essenciais para assegurar a eficiência e o melhor desempenho da equipe, mantendo o uso adequado de andaime na segurança do trabalho.

Faça como a Estal, uma das maiores empresas locadoras de andaimes de Porto Alegre e região, garanta a segurança de seus funcionários e clientes, a construção de sua obra e contribua  na diminuição dos altos índices de acidentes em construção civil no Brasil.

Nossas Redes Sociais